Plantas possuem memória e raciocínio

Experiência mostra que as folhas são capazes de se lembrar de eventos passados, aprender e trocar informações entre si.

Quem tem plantas em casa costuma tratá-las com carinho - existe até quem converse com as suas. Não é para tanto. Mas uma experiência feita pela Universidade de Varsóvia constatou que as plantas são mais sofisticadas do que parecem - elas têm formas primitivas de memória, raciocínio e aprendizado. Ou seja, inteligência. Os cientistas poloneses colocaram uma planta da espécie Arabidopsis thaliana (parente da mostarda) num ambiente escuro. Em seguida, um feixe de luz foi projetado sobre uma folha. Os cientistas descobriram que essa folha era capaz de enviar instruções para as demais - que, apesar de não estarem recebendo nenhuma luz, imediatamente começaram a se preparar para isso. As plantas também são capazes de se lembrar, por até 4 dias, quando foi que receberam luz pela última vez - e até a tonalidade exata dessa luz. Os cientistas supõem que as plantas usem essa informação para saber em qual época do ano estão. "Isso poderia ajudá-las a se preparar contra doenças típicas de cada estação", dizem os autores do estudo. A memória e a comunicação das folhas usam um sistema de enzimas, que são armazenadas e transportadas pela planta. É o mesmo princípio que permite que as plantas "conversem". Em 2007, cientistas holandeses descobriram que os indivíduos de uma espécie de trevo, o Trifolium repens, estão interconectados e alertam uns aos outros da presença de lagartas parasitas - ameaça à qual as plantas reagem deixando suas folhas mais duras e menos apetitosas.

5 candidatos azarões na política

Lógica é uma característica que passa bem distante da política. Mesmo com dezenas de pesquisas e com cenários aparentemente definidos, muitas eleições terminam com resultados bem diferentes do previsto no começo da campanha. Conheça 5 azarões que viraram o jogo e foram eleitos nos últimos momentos da corrida eleitoral.


1- Jânio Quadros (1985)

Um ex e um futuro presidente se enfrentaram em 1985 pela Prefeitura de São Paulo. Favorito segundo as pesquisas, Fernando Henrique Cardoso estampou capas de jornais no dia da eleição sentado na cadeira de prefeito. Com as urnas abertas, a surpresa: Jânio Quadros venceu com 39,3% dos votos, contra 35,3% de FHC.


2- Collor e Lula (1989)

Entre os 22 candidatos que disputaram a primeira eleição direta após a ditadura havia lideranças partidárias, como Ulysses Guimarães e Leonel Brizola, que estava no topo das pesquisas no começo da campanha. Entretanto, o ex-governador de Alagoas Fernando Collor de Mello disparou ao vestir a camisa do “caçador de marajás”. Em junho, ele já tinha 43% contra 11% de Brizola. Finalizado o primeiro turno, eis que surge outra surpresa. Lula, que em junho tinha 8% das intenções de voto, fica em segundo com menos de 1 ponto percentual a mais que Brizola. E não ficou por aí. O petista chegou a parear com Collor nas pesquisas do segundo turno, mas acabou derrotado.


3- Jaques Wagner (2006)

Todas as pesquisas sobre a disputa pelo governo da Bahia em 2006 apontavam a vitória do candidato Paulo Souto, do PFL, partido de Antônio Carlos Magalhães e há 16 anos no poder. Um movimento para levar a disputa ao menos para o segundo turno fez com que muitos eleitores, mesmo sem apoiar de fato o candidato, votassem no então segundo colocado, Jaques Wagner (PT), que tinha meros 13%.


Para a surpresa até mesmo dos petistas, Wagner deu uma rasteira em Souto e ganhou a eleição de virada ainda no primeiro turno, com 52,89% dos votos.

4- Gilberto Kassab (2008)

No começo da campanha pela Prefeitura de São Paulo em 2008, o que tudo levava a crer é que a disputa seria apertada entre o tucano Geraldo Alckmin e a petista Marta Suplicy. Os dois começaram na casa dos 30% das intenções de voto e polarizavam as discussões.


Vice-prefeito, praticamente um desconhecido até assumir a prefeitura com a saída de José Serra, Gilberto Kassab (DEM) tinha apenas 11% no Ibope em julho. Em três meses de campanha, porém, ele desbancou Alckmin com apoio até dos próprios tucanos, ficou em segundo no primeiro turno e venceu a eleição superando a petista, favorita em todas as pesquisas.

5- Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (2008)

Em terceiro e quarto lugar no início da campanha pela Prefeitura do Rio em 2008, Paes e Gabeira ficavam bem atrás da candidata do PCdoB, Jandira Feghali, e do favorito na disputa, Marcelo Crivella (PRB). Eles tinham apenas 9% e 7% das intenções de voto, respectivamente. A rejeição a Crivella cresceu ao longo da campanha, o que ajudou o peemedebista a dar um salto nas pesquisas. Mas a surpresa maior ficou com Gabeira, que chegou a ter 4% no Ibope e ficou em segundo lugar no primeiro tuno. No segundo, a disputa entre os azarões foi no voto a voto e acabou vencida por Paes, com 50,83%, contra 49,17% de Gabeira.

Tomem Cuidado...

Olá!
Estava sentindo que precisa alertar vocês sobre as eleições.
Ainda não voto, sou menor de idade, mas já tenho consciência que não é brincadeira.
 Pessoas falam que não tem em quem votar, que ninguém quer nada, mas pense que seu voto pode fazer a diferença!
Não é qualquer coisa que você deposita naquela urna, mas sim tudo o que você, tudo o que você defende...
Muitas pessoas que queremos colocar no poder estão defendendo coisas que desrespeita nossos valores, nossos pensamentos.
Uns são a favor do aborto, que é abolido pela igreja cristã católica e evangélica. A prática do aborto, na minha opinião, deveria ser considerado como assassinato, uma vida é uma dádiva de Deus e todos deveriam respeitar. Se não tem condição de criar, tenha o filho e doe. Muitos não podem ter.
 Estão querendo criar a Lei da Mordaça, onde ninguém terá a liberdade de expressão, ou a oposição a algo que o governo determinar.
 Estão querendo ser a favor do Infanticídeo nas tribos, em que se a criança nascer defeituosa ou nascer gêmeos, o pagé pode determinar a morte da criança. Sabe como? Enterrando-a, fazendo morrer sufocada.

Hoje já não sabemos o que é amar o próximo. Estamos sem direção, sem rumo. Mas nós, como filhos de Deus, temos que fazer a diferença.
 No dia 3 de Outubro, não vote no PT. Eles são a favor de coisas absurdas e que serão colocadas em prática se você deixar.
 O Pr. Paschoal Piragine, fez um vídeo, e gostaria, que do fundo do coração você assistisse. Deixe um momento do dia e reserve para isso. O link é: http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI .

Assistem e não deixem de orar. Fiquem com Deus.

O carro que amo!!! NEW BEETLE

Um carro pequeno mas que chama a atenção.
Prático e muito fofo! Estou falando do meu carro favorito: New Beetle!!!

Ele é muito lindo e muito legal.
Terei como meu primeiro carro um new beetle. Quando começar a ganhar dinheiro, troco por uma Tiguan, Hilux, ou por uma Mercedes. Porém, eu não ligo muito pra carro, o que mais gosto é de decoração.

Papo de Amiga.

Olá povo! Tudo bom?

Sabe, às vezes, as pessoas são tão imaturas, não sabem falar o que pensam, são falsas e sem ao menos saber o que aconteceu de verdade.
Isso eu vejo demais. Já convivi com isso. E se uma coisa você pode fazer é ser você mesmo.
Pessoas tentando te atingir, tentando dizer que você é o que não é, sempre vão existir, mas depende de você mostrar ao contrário.
Mostre para essas pessoas que você pode muito mais do que elas pensam, que você não é pior que ninguém, que um pouquinho de popularidade não vai salvar, ou deixar alguém mais que você. Somos todos muito importantes. E se você não passa por isso, mas convive num meio assim, mude! Seja diferente!
Meu pai me conta uma historinha que a floresta estava pegando em chamas, e todos os animais saiam desesperados. O Leão viu um passarinho de um lado para o outro. Ele pergunta ao passarinho:"o que você está fazendo? Saia enquanto é tempo!" Daí o passarinho vira e diz: "Estou tentando apagar o fogo" Daí o Leão diz: "Mas você não vai conseguir!!!" Daí o pássaro diz:" Posso até não conseguir, mas a minha parte eu estou fazendo."
Faça a diferença. Você não irá se arrepender!!!

Dia da alfabetização. ou da Vergonha?

Olá povo...
Quanto tempo...
Vim aqui dizer sobre uma data que não é muito conhecida, mas que existe e que devia ser utilizada para uma incentivação ao povo brasileiro.

Mesmo depois de tanto tempo, de tanto dinheiro que o governo arrecada, o Brasil tem o segundo maior índice de analfabetismo da América do Sul.

Não é gasto nem 30% do que deveria ser gasto por aluno durante TODO o seu ensino.

É um descaso com nossa população.
Neste dia, que é esquecido até por nossos políticos, a única coisa que podemos fazer é lamentar...
Espero que um dia, haja alguém no poder, que, de verdade, lute pelo nosso povo.