Começando com o pé direito
Não desperdice o primeiro dia no trabalho novo. É a oportunidade ideal para garantir um futuro tranqüilo e uma excelente produtividade.
O Dia D
Você vai começar a trabalhar amanhã numa loja ou num escritório? Parabéns! É a oportunidade ideal para estabelecer, desde o princípio, muita clareza nas regras do jogo. O seu início vai determinar o futuro nesse emprego. Seus colegas precisam saber que você não é simplesmente "o novato ou a novata", e sim uma pessoa com personalidade e grandes qualidades.
Em primeiro lugar, cuide da imagem pessoal. No primeiro dia, é melhor se vestir de maneira correta e discreta. Não use roupas, acessórios nem penteados muito chamativos. Demonstre simpatia, mas mantenha uma certa distância, para ninguém pensar que pode conseguir o que quiser de você. Coleguismo no trabalho não significa necessariamente amizade. A amizade é uma relação muito pessoal e profunda, que nem sempre acontece entre pessoas que dividem suas atividades diárias.
Primeiro, conheça a todos
Não se deixe levar pela primeira impressão. Procure conhecer a todos, antes de estabelecer preferências. Se houver problemas no grupo, é bem provável que alguém queira conquistar você para a própria "panelinha", em detrimento das outras. Não permita ser usado por uma pessoa que queira se beneficiar com isso. Embora os problemas de convívio profissional sejam comuns, tome cuidado para não ser você quem os provoca com mais freqüência. Deixe muito claro a todos que você não gosta de dificuldades, e que está sempre disposto a encontrar uma solução. Mas atenção, também não demonstre fraqueza, que é um péssimo sinal em ambientes competitivos. Quem gosta de brigas sempre procura personalidades mais fracas para desafiar e confrontar. O ideal é demonstrar que você tem firmeza nas convicções, mas que está permanentemente aberto ao diálogo construtivo.
Dê o exemplo
Se você é o chefe, não pense que sua situação é mais tranqüila. Claro que a posição de comando permite a você executar as mudanças que julgar necessárias para melhorar a convivência. Mas, para isso, não basta sentar-se na cadeira mais imponente e ter um título importante, é fundamental ter autoridade verdadeira para convencer os outros. Dê sempre bons exemplos. O ideal é o equilíbrio entre a firmeza pessoal e a boa-vontade de entrar em acordo com os seus subordinados. Todos estarão mais dispostos a respeitar as regras se eles mesmos ajudarem a construí-las. Lembre-se sempre, nada de agressividade nem de fraqueza: é assim que os melhores líderes garantem o bom andamento dos projetos em conjunto.
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