OLÁ GURIAS!
Tudo bem com vcs?!
Devido a correria, horários, compromissos e até a nossa cultura, boa parte dos brasileiros comem mais à noite. O problema não é o comer e sim o que comer. A alimentação está ligada a muitos fatores de nossa vida, sejam eles físicos ou mesmo emocionais e o que comemos afeta diretamente em nosso sono, pois a qualidade dele vem a partir do funcionamento do nosso metabolismo.
O que é ingerido influencia o funcionamento do organismo durante o dia todo, mas quando vai chegando a hora de dormir, o cuidado com a alimentação deve ser maior. Alimentos gordurosos são tentadores, ainda mais nos dias de frio, porém muita atenção: além de fazer mal pro seu sono, faz mal pra sua saúde.
Para antes de dormir, o recomendado são os alimentos de fácil digestão. O mais indicado são alimentos que tem o aminoácido Triptofano. Ele ajuda no sono, pois está diretamente ligado com a produção de Serotonia, substância relacionada ao bem estar e ao sono. Também são recomendados carboidratos de baixo índice glicêmico, alimentos ricos em fibras e tudo em pequena quantidade.
Abaixo estão listadas 9 alimentos para comer se você sentir aquela fominha antes de comer:
- SEMENTES DE ABÓBORA, OLEAGINOSAS E DERIVADOS DO LEITE: são fontes de Triptofano, aquele aminoácido citado acima. Pra mim, é difícil comer sementes de abóbora, mas vai que tem quem gosta, né?! rs
- BANANA: além do Triptofano, contém a Melatonina, conhecida como hormônio do sono.
- ABACATE: Fonte de Ômega 9 e do antioxidante GSH, ambos auxiliando na modulação hormonal e em um sono de melhor qualidade.
- LEITE MORNO COM MEL: Além de dar sustança, o mel é um carboidrato leve. O leite, por sua vez, tem o Triptofano.
- VEGETAIS COMO FOLHAS: São ricos em fibras e de baixo índice glicêmico.
- BATATA DOCE: Assim como os vegetais, são ricos em fibras e de baixo índice glicêmico.
- CEREAIS COMO A AVEIA E A LINHAÇA: Carboidrato de baixo índice glicêmico, além de ser ótima fonte de fibras.
- CARNES: A carne é um item que me surpreendeu na lista, porém, não é qualquer tipo de carne. Carnes brancas como o peixe e/ou frango são bem vindas, mas lembre-se: em pequenas quantidades.
- CHÁS CALMANTES: camomila, maracujá, hortelã... São ótimos, além de saciar aquela fominha de final de noite.
Se você gosta de algum desses itens, aproveite! Esses tipos de alimentos têm menor probabilidade de causar indigestão e desconforto abdominal. Ah, e lembre-se: a refeição mais importante do dia deve ser o café da manhã! Evite comer muitas besteiras a noite. O seu corpo e seu sono vão agradecer.
Espero que tenham gostado.
Um big beijo, até breve s2
0 comentários:
Postar um comentário