Higiene Íntima... Qual sabonete devemos usar?


Desde crianças aprendemos que a higiene íntima feminina deve ser feita de "frente para trás", nunca o contrário e isso era tudo o que havia disponível de informação, desde o tempo de nossas avós, para mantermos a saúde das "partes baixas". Hoje, há uma infinidade de produtos nas prateleiras que prometem higienizar e proteger-nos intimamente, porém são tantas as opções que acabamos em dúvida sobre qual usar.

Sabonete íntimo X Sabonete neutro

Alguns ginecologistas são a favor do uso de sabonetes íntimos, outros são contra. Na verdade existe sim uma opinião unânime que é a preferência pelos sabonetes neutros, íntimos ou não. "Sabonetes íntimos geralmente possuem ph neutro ou discretamente alcalino e são líquido para agredirem o mínimo possível a pele vaginal, também possuem perfumes discretos.
Já os sabonetes comuns podem tirar a proteção natural da pele e causar alergias e irritações" diz a médica ginecologista e terapeuta sexual Dra.Glene Rodrigues. Segundo a especialista, o uso de sabonetes comuns é permitido para o uso íntimo, principalmente os de bebê e glicerinados, desde que tenham PH neutro.

A Flora vaginal protege contra infecções.

A vagina possui uma microflora natural que protege a saúde feminina contra infecções oportunistas. Por exemplo, a Candida Albicans, fungo causador da candidíase que faz parte da flora vaginal, só causa a infecção quando a flora está em desequilíbrio e o fungo começa a crescer. Este desequilíbrio ocorre geralmente em situações de baixa resistência do organismo ou quando as defesas da região vaginal estão diminuídas.
Algumas pessoas atribuem essa diminuição da proteção local aos sabonetes íntimos, mas segundo a Dra. Glene isso ocorre quando a lavagem é feita muito internamente "o sabonete é para ser usado por fora. A flora vaginal está localizada na parte interna da vagina. A higiene deve ser feita com sabonete íntimo/neutro, durante o banho, não usando chuveirinhos locais ou banhos de assento, mas sim lavando com o fluxo de água de chuveiros comuns". A médica ainda alerta: "os lenços umedecidos podem ser utilizados em viagens ou em situações de emergência, mas geralmente contém substâncias com cheiro forte que podem causar alergias".
A ginecologista, que também é terapeuta sexual, faz questão de lembrar que a mulher tem um cheiro normal, característico, e que durante a excitação sexual libera ferormônios agradáveis ao parceiro.
Tchau::

0 comentários:

Postar um comentário