Sustentabilidade na moda, todo dia


Quem quer ser sustentável pode pensar em novas formas de agir, sempre. Dá pra ir muito além do que está se tornando trivial pra muita gente como separar o lixo orgânico do reciclável, usar transporte público ao invés do carro, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou toma banho… Isso é básico! E basta ficar atento ao seu dia a dia para identificar boas  oportunidades para mudar hábitos. Foi o que fez a americana Marisa Lynch quando pensou no projeto New Dress a Day. Ela colocou, literalmente, a sustentabilidade na moda e no seu dia-a-dia.
À beira dos 30 anos, quando foi demitida do emprego que detestava e ainda sem saber o que fazer, Marisa assistiu ao filme “Julie & Julia”, estrelado por Meryl Streep. Inspirada na personagem Julie – que buscava inspiração no livro de receitas de Julia para aprender a cozinhar -, resolveu criar um blog com duração de um ano, se impondo um desafio: passar 365 dias longe das lojas de roupas, criando um vestido por dia com itens comprados por um dólar em brechós e vendas de garagem.
Com a ajuda da máquina de costura herdada da mãe, Marisa transformou peças antigas em modelitos estilosos. A experiência foi tão boa e recompensadora que ela resolveu continuar criando moda, só que sem o compromisso diário. Assim, o blog New Dress Day continua sendo atualizado e inspirando outras mulheres.
Quer saber de mais uma inspiração ligada à moda e muito sustentável, que também está dando super certo? O Bazar de Trocas da revista Estilo, da Editora Abril. Trata-se de uma comunidade criada pela revista no Facebook que, em apenas três semanas, conquistou mais de 21 mil fãs, e se tornou um dos maiores grupos dessa rede social no Brasil.
A iniciativa surgiu numa reunião de pauta entre jornalistas e produtoras da revista e teve, como primeira fase, um encontro entre blogueiras de moda super badaladas. Em um simpático almoço, elas trocaram peças que não queriam mais e também ótimas ideias a respeito do tema (leia as reportagens Troca Troca Fashion Bazar de Trocas). Daí, veio a comunidade virtual  para incentivar as leitoras da revista e amigas a evitar o desperdício e aumentar a vida útil de suas peças.
No Bazar de Trocas, as participantes oferecem as peças que não querem mais. Tem de tudo: bolsas, sapatos, cintos, lenços, bijuterias, calças, blusas, vestidos. Por lá “circula” gente que já está super acostumada com essa prática e também quem é novata nessa negociação na qual dinheiro não entra. E, pelo que deu pra sentir até agora, tem sido uma ótima oportunidade para boa parte das adeptas renovar o visual sem gastar e ainda conhecer novas amigas.
E você? Também tem alguma ideia inovadora (e sustentável) para colocar em prática?

0 comentários:

Postar um comentário