Oito varandas de apartamentos confortáveis e cheias de flores

 

Elas podem ser requintadas ou caipiras, com churrasqueira ou pérgola, cheias de flores ou de folhagens. Mas todas têm espaço para curtir a vista ou receber os amigos.

Ter um recanto verde e um horizonte aberto, mesmo morando em apartamento, é o sonho de um número cada vez maior de pessoas. Esse movimento explica o sucesso dos lançamentos imobiliários que oferecem áreas externas e cria o desafio de decorar o espaço com charme. Nestes oito projetos, a questão está para lá de bem resolvida. Inspire-se! 

 
Jardim caipira à sombra da pérgula. Colorida por flores e frutíferas plantadas em tachos e vasos de barro, esta cobertura paulistana evoca um clima de casa. O projeto, de autoria do paisagista Alex Hanazaki, contempla uma área de estar sob uma pérgula de ripas de ipê com intervalos variados e crescentes. “Essa medida faz com que a área mais próxima à sala de estar fique mais protegida do sol, enquanto a mais distante promova a claridade e a visão do céu”, explica o profissional. Outra intervenção traz acolhimento ao local. “Um deque de réguas de bambu envelopa o antigo gradil, resultando em maior privacidade.” 




Pranchas de bambu (Neobambu) ocultam o gradil. O sofá e as poltronas ganharam almofadas coloridas (Conceito Firma Casa). Mesa de centro da Decameron em parceria com Rosa Pinc. Jasmim-manga, lavanda, alamanda e orquídeas são algumas das espécies que emprestam seu colorido ao espaço. No detalhe, a bandeja com jarra de prata (Esther Giobbi) convida ao refresco. Na pérgula, o espaçamento entre as réguas de ipê vai de 1 a 10 cm, conforme a estrutura se aproxima do guarda-corpo. Assim, a área próxima à sala de estar se mantém mais sombreada. 

 
 
Cobertura oferece áreas gourmet e de estar. Convidada a fazer apenas pequenas intervenções na decoração desta cobertura, em São Paulo, a arquiteta Simone Meirelles constatou o enorme potencial da área externa do apartamento. “O espaço estava mal aproveitado. Não resisti e elaborei um projeto para renová-lo”, conta. A moradora gostou das sugestões e decidiu iniciar a reforma, que incluiu nivelar e padronizar o piso dos ambientes com granito branco itaúnas apicoado e criar uma área gourmet, coberta por uma estrutura de maçaranduba. Para a escolha de espécies adequadas ao local, foi chamada a paisagista Gigi Botelho. 

 
As placas de vidro que recobrem o espaço contêm uma película de controle solar (3M) que reduz em 82% o ganho de calor. Instalada logo abaixo delas, a esteira de bambu garante uma sombra agradável.  

 

Pouco usada, a churrasqueira fica escondida atrás de uma tela assinada pelo artista plástico Thales Pereira. Sem moldura ou vidro, o quadro pode ser facilmente removido. A parede da churrasqueira foi revestida de pedra com assentamento canjiquinha. Mesa e cadeiras de madeira da Conceito Firma Casa e poltronas Louis Ghost, da Kartell. Os vasos (L’Oeil) recebem exemplares de dracena-malaia e zamioculca.  

 

Ares de sala para acolher bem os amigos. Com o intuito de ter uma segunda mesa em casa para receber os amigos, a publicitária Lucila Zahran Turqueto prolongou a sala para a varanda. “Costumo montar as mesas interna e externa, que ficam quase emparelhadas, com o mesmo tipo de arrumação”, conta. “Também gosto de dispor almofadas no chão ao redor da mesa de centro. Nela, sirvo os aperitivos”, completa. Como os móveis da varanda não são próprios para áreas externas, Lucila encomendou à cunhada e arquiteta Cristina Turqueto um sistema de fechamento com lâminas de vidro para protegê-los da chuva. A área de estar é composta de mesa de centro da Breton Actual, sofá coberto de linho da mesma loja, poltrona escura da Tania Bulhões Home, um par de cadeiras de Morito Ebine e mesa lateral da Micasa. Tapete herdado da avó e almofadas do Peru. 

 

Ampla e aberta para a paisagem carioca. Abraçada pelo verde de uma das mais belas paisagens do Rio de Janeiro, esta varanda, de 20 x 4,70 m, prima pelos elementos que valorizam a vista para o Corcovado. “A abertura da sala tem 7 m de largura, com portas que correm para dentro da alvenaria”, explica a arquiteta Ana Lila Balbino Denton, autora do projeto com o sócio, Juarez Farias Jr. Outro bom exemplo é o recorte na parede da área gourmet, revestida de madeira de demolição, ao fundo: ela emoldura a imagem do Cristo Redentor para quem está à mesa. O paisagismo é assinado por André Dias, da Landscape Jardins. Uma estrutura de alumínio anodizado sustenta placas de vidro, que protegem a área gourmet e a entrada da sala. Telas solares de teto (Orlean) amainam a incidência de sol sobre a mesa Guaçu (Tora Brasil) e as cadeiras Ayty (Saccaro). Sofás (Mac) com tecido para área externa (Regatta). 

 

A outra ponta do ambiente tem vista para a lagoa Rodrigo de Feitas. Ombrelone da Mac e piso cimentício da Pietra. Vidros fixos foram instalados acima do guarda-corpo (que ficou com 1,50 m de altura) e floreiras de ipê, colocadas atrás dos sofás. Isso impede que os filhos do casal se debrucem no peitoril. 

 

Materiais calorosos garantem o aconchego. Favorecer o convívio da família foi a principal intenção da decoradora Marina Linhares ao planejar esta varanda. “Queria que os filhos do casal pudessem brincar pelo ambiente e curtir as refeições à mesa”, explica. Daí a opção por um mármore travertino antiderrapante para cobrir o piso, a fim de evitar acidentes, e de espécies livres de espinhos para o paisagismo (projeto de Maricy Pissinatti). Para agradar os pequenos, o espaço acolheu até uma TV. As demais escolhas ‑ madeira de demolição, fibras naturais, ladrilho hidráulico e o tom vermelho dos armários ‑ privilegiam o aconchego. 

 

A bancada de madeira de demolição (Aroeira), com cooktop embutido, é usada no almoço das crianças. Banquetas da Thonet (Isto É Brasil). As floreiras de aço cortén, desenho da paisagista Maricy Pissinatti, exibem murtas, que, juntamente com as telas solares, dão privacidade ao espaço. Um arranjo de bromélias-gravatá ocupa o centro da mesa (Aroeira). O banco comprido (Ecco Móveis) ganhou um futon feito pela Pillow’s Home com tecido da JRJ. Cadeiras de vime da Artefacto B&C. A TV, presa ao painel, pode ser rotacionada para os lados. A faixa de ladrilhos hidráulicos (Brasil Imperial) protege a parede da bancada de respingos e replica o vermelho dos armários com portas ripadas (Marcenaria Fonseca) e o verde das plantas.  

By: Casa Cláudia.

0 comentários:

Postar um comentário